Como o PICPAY passou de uma simples ideia, a um app com mais de 70 milhões de usuários.

Vamos te contar como o PICPAY passou de uma simples ideia, a um aplicativo de pagamento com mais de 70 milhões de usuários e um valuation de mais de 20 Bilhões de dólares.

 

No dia 28 de fevereiro de 2023 recebemos no Enjoy Cast um ilustre convidado, Diogo Roberte, Co-founder do maior aplicativo de pagamentos do Brasil.

Durante nosso papo, Diogo contou detalhes desde a ideia da criação do app, seu desenvolvimento e o quanto a tecnologia e inteligência artificial estão auxiliando na criação de melhores experiências para o cliente.

 

PICPAY – Qual foi a ideia para a criação do aplicativo?

Em um período onde as transferências bancárias eram totalmente presenciais, tomadoras de tempo e burocráticas, Diogo Roberte e seus sócios tiveram a ideia de simplificar os pagamentos e realizá-los via leitura de código pelo celular.

Com um conceito simples: Descomplicar o dia e causar um bom impacto na sociedade, afinal, praticidade e agilidade nas operações de qualquer negócio são facilmente implementadas na rotina.

 

Então, qual é o significado de PICPAY?

Ele tem como significado a abreviação de Picture Payment (pagamento por imagem), atualmente com mais de 70 milhões de usuários.

 

Diogo Roberte é empresário, investidor anjo e co-fundador do PicPay, durante sua entrevista no ENJOY CAST, contou em detalhes qual foi a ideia para a criação do aplicativo a as iniciativas que fizeram com que a ferramenta de pagamento e cashback se tornasse uma das maiores do Brasil.

“Em 2012, durante a adaptação e inovação do Picpay, já tínhamos noção do quanto isso poderia transformar a vida das pessoas, visto que esse processo já vinha acontecendo em outros países.” disse Diogo que, com seus sócios Anderson Chamon, Pablo Gomes, Davi Pozzi, Hudson Chamon e Dárcio Stehling, entendeu que, já que queriam mudar o hábito de compra das pessoas, o projeto deveria estar ligado com todas as coisas consumidas diariamente, e não em um só produto.

 

Em 2016 o PicPay teve sua primeira onda de crescimento, quando foi usado para ser meio de pagamento do estacionamento rotativo na cidade de Vitória – ES, mesmo lugar onde teve origem. A partir daí as pessoas descobriram as demais funcionalidades do app e compraram a ideia de que a experiência de pagamento pode ser mais simples e integrada.

 

Quais são as funcionalidades do aplicativo?

Atualmente o PicPay é o maior aplicativo de pagamentos do Brasil, com frentes de inovação, facilidade e inclusão digital:

Possui carteira digital com rendimento CDI;
É um Marketplace financeiro – ofertando empréstimos e cartões;
Possui uma loja integrada para compras de produtos;
Ainda gera integração de seus usuários por meio do feed e chat.

Com todas essas ofertas de soluções, o dia a dia de todos os usuários fica cada vez mais ágil e resolutivo.

 

Como está o crescimento do aplicativo usando as tecnologias e inteligência artificial?

Diogo reforça que, para que todo esse desenvolvimento acontecesse, a cultura organizacional foi bem estabelecida, tiveram foco no desenvolvimento e usaram a influência e inteligência artificial como aliada.

A cada ano as inovações tecnológicas aumentam, como por exemplo, os carros elétricos, a inteligência artificial como o ChatGPT e outros mecanismos que criam imagens, vídeos e trazem informações completas em questão de segundos.

 

Até onde essa evolução pode chegar e como pode ser usada para desenvolvimento de novas tecnologias dentro da plataforma?

O PicPay está investindo na Inteligência artificial, com o objetivo de conhecer melhor seus clientes, entregando produtos e serviços de acordo com suas preferências. A meta é de 100 milhões de clientes cadastrados, então a experiência de cada um deles deve ser inovadora.

 

E por falar em inovação, Roberte falou sobre o seu exit do Picpay, que ocorreu em 2020 pois, sendo apaixonado pelo empreendedorismo e inovação, decidiu por se tornar investidor de outros negócios de sucesso.

 

E o que é exit?

Exit é o termo dado para a saída, ou seja, quando ocorre a venda de um negócio ou parte dele. Muitos investidores de startups sonham com esse momento, onde recebem o seu retorno sobre o investimento. E com essa capitalização investem em novos empreendimentos.

Diogo Roberte junto a Rodrigo Miranda, agora atua como apoiador e conselheiro empresarial, até mesmo com aqueles que estão começando no universo de startups, levando sua vivência empresarial para alavancar negócios.

Também investiu na Capsu, desenvolvedora de projetos de casas autônomas, redesenhando moradias para o futuro com uso de energia solar, “Sou movido por novos desafios”, diz Diogo.

 

Também conhecemos seu lado humano e de responsabilidade social.

Junto à Picpay, Diogo levou muita esperança para milhares de mulheres com o projeto “Mães da Favela”. Ele conta com orgulho que, em meio ao cenário do avanço do COVID, foi iniciada uma campanha para arrecadação de fundos para o amparo das moradoras de comunidades carentes. Foram mais de 140 milhões de reais distribuídos.

 

Quer saber mais dessa história e conhecer quais foram as chaves para o sucesso do PicPay e do grande Diogo Roberte?

Confira o episódio #18 do ENJOY CAST Clicando aqui.

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos.